Agente de IA Vertical: o novo queridinho do Vale do Silício

Os agentes de inteligência artificial podem ser 10x maiores que o mercado de SaaS, segundo a Y Combinator

Há algum tempo já se fala que a inteligência artificial chegou para ditar tendências e os rumos do mercado digital nas próximas décadas. Desde então, surgiram previsões catastróficas sobre ameaça aos empregos atuais, o fim do mercado editorial e até mesmo uma greve dos roteiristas de Hollywood.

Você mesmo já deve ter sentido isso na própria pele, pois é muito provável que já tenha se deparado com notícias alardeando o fim da sua carreira, não é mesmo?

Bomba! A inteligência artificial representará o fim dos advogados? O fim dos contadores? O fim dos arquitetos? Calma! É evidente que todas as formas de trabalho serão impactadas, umas mais, outras menos.

Ao analisarem este cenário de grandes mudanças, alguns especialistas da Y Combinator, uma das maiores aceleradoras de startups do Vale do Silício, fizeram projeções bastantes ousadas acerca do uso de agentes de inteligência artificial nos negócios:

  • Agentes de IA verticais poderão ser 10 vezes maiores do que as empresas de SaaS;

  • Empresas de IA vertical podem atingir um valor de mercado de 300 bilhões de dólares ou mais;

  • A chave para identificar oportunidades de agentes de IA vertical é encontrar tarefas administrativas repetitivas e consideradas entediantes;

  • É importante vender para pessoas que não temam que seus empregos ou os de suas equipes sejam substituídos pela IA.

Agora é hora de esmiuçar cada uma dessas projeções!

Agentes de IA verticais poderão ser 10 vezes maiores do que as empresas de SaaS

Essa é primeira projeção é muito impactante, uma vez que o mercado de SaaS (Software as a Service) foi responsável por receber mais de 40% dos investimentos de capital de risco dos últimos 20 anos.

Fica evidente que este modelo de negócio, até então, era um dos preferidos para os investidores de risco. Mas por quê será que os agentes de IA verticais podem superar o modelo do SaaS?

Uma das vantagens citadas para os agentes de inteligência artificial verticais em relação aos tradicionais softwares, por exemplo, é a capacidade de personalização deste serviço.

Outro ponto: os softwares facilitam os fluxos de trabalho, mas ainda requerem pessoas para operá-los, enquanto que os agentes de IA são capazes de automatizar esses fluxos sem a necessidade de intervenção humana.

Mais um ponto: acredita-se que os agentes de IA vertical possam ser mais específicos que os softwares atuais operando diretamente na necessidade de cada nicho.

Empresas de IA vertical podem atingir um valor de mercado de 300 bilhões de dólares ou mais

Embora essas predições precisem ser interpretadas com cautela, não se pode desconsiderar o tamanho do mercado de inteligência artificial hoje, imagina daqui a cinco ou dez anos.

Para os especialistas da Y Combinator, algumas das razões para que esses números fossem atingidos seriam:

  1. A tendência de empresas menores e mais eficientes: com isso, a automação proporcionada pelos agentes de IA possibilitaria que as empresas necessitassem de menos funcionários para a realização de tarefas repetitivas, como exemplo, o input de dados.

  2. Redução da necessidade de intervenção humana: enquanto as soluções de SaaS ainda requerem equipes de operações para gerenciar e operar os sistemas, os agentes de IA podem automatizar os fluxos de trabalho, a entrada e análise de dados, diminuindo a necessidade de intervenção humana.

  3. Substituição de equipes e departamentos: os agentes verticais de IA terão a capacidade não apenas de substituírem os softwares atuais, mas também os funcionários de departamentos inteiros.

  4. Soluções verticais e especializadas: as empresas demandarão soluções cada vez mais personalizadas e adaptadas às suas necessidades específicas, dificultando que uma solução ou software único funcione para todos. Nestas situações, os agentes de IA poderão oferecer uma solução específica para a necessidade de cada empresa.

A chave para identificar oportunidades de agentes de IA vertical é encontrar tarefas administrativas repetitivas e consideradas entediantes

Os especialistas argumentam que as oportunidades mais promissoras para os negócios de IA estarão nas atividades consideradas repetitivas e chatas. Para isso, algumas dicas valiosas devem ser levadas em consideração:

  • Nichos com os quais se tenha experiência prévia ou algum relacionamento: se você é um médico ou se já atua oferecendo soluções para estes profissionais, por exemplo, ficará muito mais fácil de encontrar oportunidades de automação para atender este segmento.

  • Elimine tarefas enfadonhas: são aquelas tarefas repetitivas que só tomam tempo e nenhum funcionário gosta de fazer, essas deverão ser as primeiras tarefas a serem automatizadas pelos agentes de IA.

  • Identificar lacunas nos softwares existentes no mercado: umas das melhores maneiras de identificar oportunidades é observando as carências nas soluções já existentes no mercado. Alguns softwares, por exemplo, talvez não tenham sido projetados para aquele nicho em específico, aí surge a sua oportunidade de suprir essa lacuna.

É importante vender para pessoas que não temam que seus empregos ou os de suas equipes sejam substituídos pela IA

Identificado o nicho e idealizada a solução de agente de inteligência artificial vertical que será oferecida, é crucial saber como e para quem vender. De acordo com os especialistas da Y Combinator, as vendas precisariam seguir o modelo top-down (de cima para baixo).

Assim, espera-se que as vendas sejam direcionadas aos tomadores de decisão. Logo, deve-se evitar abordar funcionários que possam sentir que seus empregos e de suas equipes estarão ameaçados pela inteligência artificial.

Obter a aprovação dos níveis hierárquicos mais altos é crucial para garantir que a implementação não seja sabotada por equipes que se sintam ameaçadas.

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